A limpeza industrial é fundamental para manter o alto nível de qualidade dos produtos e serviços, além de proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho adequado. Neste artigo explicamos como é feita a limpeza industrial e o que você precisa levar em consideração para contratar esse serviço.
Esse tipo de limpeza exige maquinário profissional e mão de obra especializada, treinada para utilizar todos os materiais com eficiência. Confira os principais serviços e as técnicas mais usadas em uma limpeza industrial.
Limpeza com hidrojateamento
O hidrojateamento é processo que utiliza água a baixa, média e alta pressão. É uma opção eficiente para remoção de incrustações, óleos, resíduos líquidos ou pastosos e demais sujeiras comuns em ambientes industriais.
A limpeza é realizada com o auxílio de um equipamento de jateamento de água e pode ser empregada tanto para a lavagem de pisos como de fachadas, tanques, reservatórios de d’água, caixas de gordura e para desobstrução dedutos e esgotos.
Os resíduos líquidos provenientes da lavagem com hidrojateamento normalmente são extraídos por aspiradores industriais de alta potência, que possuem um tanque especial para coletar a água com os resíduos químicos. A empresa deve estar preparada para realizar o descarte destes resíduos de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente.
Limpeza em altura e em espaços confinados
Esse tipo de serviço está relacionado aos locais de difícil e restrito acesso. Trata-se da limpeza de fachadas, telhados, tanques subterrâneos, reservatórios e dutos. Em geral, os serviços em altura e em locais confinados são realizados com a técnica do alpinismo industrial, com equipamentos de rapel, sendo obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como cordas, ganchos, cinturões e capacete.
A limpeza é realizada de acordo com o tipo de sujeira, superfície e equipamento que necessita ser limpo, mas é comum a utilização do hidrojateamento nesse serviço.
Tratamento e impermeabilização de pisos
Com o tratamento e impermeabilização do piso é possível ter uma manutenção rápida e econômica. Isso porque o processo dificulta a penetração de resíduos e subtâncias como óleos, graxas, tintas, solventes e outros químicos.
O serviço costuma ser feito com a aplicação de selantes, impermeabilizantes, além de outros produtos, quando se deseja um dar um efeito brilhante ao piso. Esse tratamento aumenta a vida útil do piso e também reduz a utilização de enceradeiras, ceras, energia elétrica e mão de obra.
Fonte: Limpeza.com